sexta-feira, 22 de junho de 2007

Cada um faz o que pode

Falar de Paulo Vanzollini não é tarefa fácil.
Magnífico compositor de samba , boêmio, zoólogo de reconhecimento mundial especializado em anfíbio, Paulo é um daqueles terráqueos que vieram ao planeta para deixá-lo melhor. Vai fazer o quê, cada um faz o que pode.
Avesso à mídia não por timidez mas por convicção, fotografado normalmente com o inseparável cachimbo, é o tipo boêmio em extinção que toca direto na alma através de suas músicas ou de longos papos sobre mulheres, amazônia , cobra...

Compositor sem rima e metáfora, da sua forma objetiva a dor sangra, o choro é triste e a alegria genuína.

Seguem abaixo algumas deliciosas passsagens de seus sambas :
"Já me acostumei com dia-a- dia ao invés de vida inteira" ( homem amargurado)
"Inveja é moeda que o mundo tem para pagar o bem"
"Vida comprida e vazia, dias e noites iguais, morte é paz"
"mulher que não ri , não precisa dente"
"Maria é boa mulata, me faz boa companhia, mas não ata nem desata, nunca sai dessa agonia, não parece ser mulata, nem parece ser maria"
"Jantou e saiu satisfeito, antes da meia-noite tomou um tiro no peito"
"Já me acostumei, já não ligo, até exibo certa naturalidade, posso lhe dizer com a cara limpa enquanto minto" (homem urbano, aceitando ser falso)
"Tanto tempo eu não vejo você, a própria maledicência esqueceu de nós" ( ex-casal depois de um tempo longe)
"Você se pensa em mim, não deixa ver"
"É que eu paro ao seu lado e nós trocamos, vidas perdidas por horas roubadas"
"Na praça clóvis minha carteira foi batida, tinha 25 cruzeiros e o seu retrato , 25 francamente achei barato pra livrar do meu atraso de vida"
"Orgulho eu não tenho, mas sou homem demais para 50%" (resposta à mulher que não quer ficar inteira com ele)
"No ultima dia da vida, encontrei-me com meus pecados, uns maiores outros menores, mas no geral bem pesados, do outro lado somente a ingratidão que sofri, o anjo pôs na balança e vestido de branco eu subi"
"Parece que vai tudo em santa paz na base do mais ou menos , muito mais menos do que mais"( sobre relacionamento amoroso que não dá samba)
"Levanta sacode a poeira e dá volta por cima"

Fernando Pessoa chamou de "poesia ajudada" o que a música possibilita à letra. Para quem não ouviu, as letras de Vanzollini acompanhadas por sambas belíssimos são o contraponto à música atual, feita para não emocionar.
Ele tem 83 anos alguns cds e vinis gravados por outros intérpretes e um gravado pelo próprio. Diferente das dicas "Pessoal, vale a pena conferir", isso aqui é matéria obrigatória no curso da vida.

3 comentários:

Leila Richers disse...

Que o Vanzollini era um puta compositor, eu sabia. Não imaginei que fosse o autor de Volta por Cima, um termo que virou referência de humanidade. Parabéns!

LudoValle disse...

Breno! Ótima lembrança! O mestre Vansollini! levanta sacode a poeira e dá a volta por cima! CLÁSSICO DO SAMBA em caixa alta, só não consegui colocar o negrito aqui... rsrs

Beijinhos Lu

Penfield Espinosa disse...

tb gosto muito do Vanzolini.

gostaria de perguntar ao amigo o q ele diria se soubesse do boato q corre entre alguns biólogos q o Vanzolini tem um gênio ruim e q francamente não é boa pessoa ?

ou pior: o q vc diria se soubesse q os boatos são verdadeiros ?!

não pergunto isso para difamar o grande compositor e -- até onde entendo e vejo -- uma grande figura.

mas sim para perguntar: e se for verdade ?

abraços,
Penfield