terça-feira, 5 de junho de 2007

Obra de Arte

Impossível falar sobre esse Filme sem ser boçal. “Bandido da Luz Vermelha” é uma obra de arte. O máximo que consigo expressar sobre o filme é reles perto do que ele seja.
Peço a todos que assistam a essa obra de arte.
Trilha sonora esplêndida, atores magníficos, câmera pirante, roteiro absurdamente bom, diálogos irrepreenssíveis. Som de uma clareza ímpar.
Esse filme abre novos campos de percepção. Campos do que é cinema, campos do além do certo e do errado, campos imaginários do humano. Não me aproprio do filme pois não consigo tê-lo em mãos. O diretor bebeu na fonte de Orson Wells e Godard.
É uma obra Dialética. Além do irônico.
Os atores sabem o seu papel. Tem um lance de alma entre os personagens e os atores. O filme é de 68. O cinema nacional brasileiro tem motivos suficientes para se orgulhar com este filme. Segundo os atores Paulo Villaça e Hellena Ignez em entrevista posterior ao filme, eles tinham certeza que estavem fazendo um barato além.
Será um filme descoberto pelo próprio brasil e pelo mundo ou será uma relíquia tristemente esquecida.

Um comentário:

Eugenia disse...

eu adooooro esse filme... é diferente d tudo o q se fez antes... depois o povo quer me convencer de que cidade de deus é q é o máximo... ah, me poupem!
Breno, procure o raro A FESTA DE MARGARETTE, filme gaúcho sensacional de poucos anos atrás.